O avanço nas obras de implantação do BRT Metropolitano, na região metropolitana de Belém, foi constatado por representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) durante agenda em Belém nos dias 25, 26 e 27 de janeiro. O projeto na rodovia BR-316, executado pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), recebe 78% de financiamento do governo japonês e 22% do tesouro estadual.

A visita dos agentes financiadores faz parte do cronograma de trabalho de acompanhamento de todo o processo de execução do projeto, que visa melhorar condições de mobilidade urbana e beneficiar cerca de 2,5 milhões de pessoas da Região Metropolitana de Belém.

A avaliação dos visitantes foi positiva. “A gente queria saber se realmente esta obra está andando como planejado. A minha impressão é bem positiva, vi que tem bastante andamento de obra. Desde a última visita, que foi no começo de junho de 2022, já vi bastante progresso, especialmente parte da BR-316, que é um gargalo”, afirmou Hiromi Takemoto, consultora da Jica. 

Durante a agenda, a diretoria do NGTM acompanhou os representantes da Jica ao canteiro de obras do BRT Metropolitano, lançamentos das drenagens, terminais de integração e passagens inferiores em construção em Ananindeua e Marituba. Os técnicos acompanharam ainda o Diálogo Diário de Segurança (DDS) - atividade realizada para todas as frentes de obra, especificamente para o tipo de trabalho visando orientar os funcionários na tentativa de evitar acidentes.

Para o titular do NGTM, engenheiro Eduardo Ribeiro, o acompanhamento presencial da JICA é fundamental para checar de perto o progresso e desafios das obras.

Veja Também