O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) concluiu esta semana uma importante etapa das obras do BRT Metropolitano: a escavação dos dois túneis do Terminal de Integração de Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Os túneis, chamados tecnicamente de Passagens Inferiores (PIs), permitirão que os ônibus do BRT acessem os terminais de integração sem interferir no trânsito da BR-316. 

Da mesma forma que, quando tudo estiver concluído, os ônibus do BRT Metropolitano não vão influir no fluxo natural da BR-316, a construção dos túneis, desde a escavação deles não interfere na rotina dos usuários da rodovia. Isso porque o NGTM utiliza, de forma inédita, uma metodologia de engenharia que minimiza os transtornos. 

“As PIs são os túneis de acesso dos ônibus do BRT Metropolitano que trafegarão nas canaletas centrais da BR-316 direto para os terminais sem interferir com o fluxo da BR”, diz o engenheiro Eduardo Ribeiro, diretor geral do NGTM. Ainda segundo ele, os túneis variam de extensão de 100 a 160 metros de extensão e possuem altura de 5,5 metros.

O Terminal de Integração de Marituba fica no km 10 da BR-316, e tem duas plataformas e o prédio administrativo, com a Estação Cidadania; uma das plataformas para circulação dos ônibus alimentadores, que trarão passageiros de Marituba e também do município de Benevides e a segunda para a circulação dos ônibus troncais, que seguirão para Belém.    

Outros dois túneis estão sendo construídos no Terminal de Integração em Ananindeua, no km 7 da rodovia. Um deles já foi aberto, faltando o último túnel do projeto finalizar a fase de escavações, previstas ainda para este mês de dezembro. 

O Terminal de Integração de Ananindeua será o maior deles. O espaço tem três plataformas (blocos), o prédio administrativo, onde funcionará também a bilheteria, lanchonete, bicicletário e a Estação Cidadania; a primeira e a segunda plataformas para atender aos ônibus alimentadores, e a terceira estrutura para receber os ônibus troncais, que levarão os passageiros até São Brás ou até o centro da capital. 

Terminais - Os terminais de passageiros fazem parte do projeto do BRT Metropolitano, que inclui a requalificação de toda a estrutura da BR-316 ao longo dos primeiros 11 quilômetros gerenciados pelo Estado do Pará. As obras nesses espaços ocorrem de forma simultânea a outras frentes de trabalho do projeto. 

Nesses terminais, haverá os chamados “ônibus alimentadores”, que buscarão os passageiros nos bairros dos municípios que compõem a primeira etapa do BRT Metropolitano, e vão deixá-los nos terminais de integração para que peguem os “ônibus troncais”, com destino ao centro da capital e vice-versa. 

O objetivo é sempre o de assegurar viagens mais rápidas e melhorar a malha viária com a redução do número de coletivos nos corredores da BR-316, avenida Almirante Barroso e centro de Belém. 

Nos últimos meses, diversas frentes de trabalho iniciaram ou entraram numa importante fase. Embora a dinâmica das atividades altere a rotina dos usuários da via, o NGTM garante as três faixas de tráfego e trabalha para alcançar os benefícios que o projeto trará para a mobilidade urbana e para cerca de 2,5 milhões de pessoas.

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