O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) foi criado em 2011, por meio da Lei 7.573, publicada em Diário Oficial do Estado do Pará no dia 2 de dezembro, para dar celeridade às obras do Ação Metrópole, projeto do Governo do Estado que tem como objetivo implantar o Sistema Integrado de Transporte da Região Metropolitana de Belém. O Núcleo é qualificado como unidade orçamentária, vinculada à então Secretaria Especial de Estado de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável - extinta - e atualmente conta com cerca de 40 servidores, em sede própria no bairro de Nazaré, em Belém, e se extinguirá com a conclusão do projeto, previsto para o ano de 2021.
O Ação Metrópole tem como finalidade solucionar o problema de mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém, através da implantação do Sistema Integrado de Transporte, das vias complementares e demais obras de infraestrutura viária, bem como planejar e implementar o modelo de gestão para esse sistema. O projeto é desenvolvido em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), desde 1990.
Projeto - O Ação Metrópole está dividido em três etapas. Em 2012, no dia 8 março, teve início a segunda etapa, com a publicação no DOE, do edital do Termo de Referência para Contratação de Estudos Ambientais e Projeto Executivo de Engenharia Viária Relativo à obra do prolongamento da Avenida João Paulo II, no trecho compreendido entre a passagem Mariano e a Rodovia Mário Covas.
A obra tem cerca de 3.800 metros sendo outra opção de entrada e saída da capital paraense, pois hoje conta apenas com a Rodovia BR-316. A nova Avenida João Paulo II tem duas pistas, com três faixas por sentido, sete passarelas para travessia de pedestres, ciclovia e calçadas em ambos os lados, adinda duas pontes, uma a 60 metros da passagem Mariano, transpondo a ponta Lago Bolonha e outra a 200 metros da rua da Pedreirinha, transpondo a ponta do Lago Água Preta. A interligação da avenida com a BR-316 se dá com a construção da quarta pétala do elevado Mário Covas, uma obra de aproximadamente 200 metros.
A primeira etapa do Ação Metrópole, também concluída, corresponde a construção do elevado "Gunnar Vingren", nas Avenidas Júlio Cezar e Centenário, e "Daniel Berg", nas Avenidas Júlio Cezar e Pedro Álvares Cabral; o prolongamento da Avenida Independência e a recuperação da Rodovia Arthur Bernardes.
A terceira fase, em andamento, é a implantação do Sistema BRT (Bus Rapid Transit), através das Obras de Requalificação que ocorrem nos primeiros 10,8 Km da via, do trecho entre o Entroncamento até a área próxima à entrada da Alça Viária. O objetivo é implantar o sistema BRT Metropolitano voltado à mobilidade urbana entre os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. Além dos Terminais de Integração de Ananindeua e Marituba, serão instaladas 13 estações de passageiros; 13 novas passarelas; quatro túneis de acesso do BRT Metropolitano e o Centro de Controle Operacional (CCO) na avenida Augusto Montenegro. O projeto também prevê nova rede de drenagem, pavimentação, ciclovias, calçadas arborizadas, passarelas, paisagismo e nova iluminação.
O Projeto Ação Metrópole prevê ainda, a gestão operacional associada dos serviços de transporte público por ônibus, executada por um consórcio formado pelas prefeituras que fazem parte da RMB.